segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mudamos para o Uol!


Nosso blog mudou de endereço para o Uol:

http://elaselucros.blog.uol.com.br/

Neste espaço aqui, manteremos nossos arquivos, mas não deixem de nos acompanhar em nossa nova casa.

Participem de nossa comunidade no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=57206940

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dinheiro que vai ralo abaixo: o perigo dos gastos excessivos com telefonia fixo


Hoje, no programa Elas&Lucros na 107,3 FM, Sandra Balbi colunista de Meu Salário, falou sobre os gastos das famílias brasileiras com telefonia fixa.
Ela disse que existem dados do IBGE que apontam que a família brasileira, com renda acima de 3 mil reais gasta cerca de 3% do orçamento familiar com telefonia fixa.

Sandra contou ainda a experiência vivida por ela com os filhos adolescentes. A conta era recheada ao fim do mês, o que a fez tomar uma atitude: bloquear o telefone com um serviço contratado. A partir de uma senha que ela mesma escolheu, Sandra desbloqueia sua linha e faz ligações sem restrições. Mas o código só ela e o marido têm.

A colunista mostrou que com a economia é possível investir esse dinheiro ou mesmo gastá-lo com lazer, em vez de vê-lo ir ralo abaixo.

Enfim, o programa foi instrutivo, mas numa linguagem bem descontraída, que é o que nos propomos a fazer sempre, seja no programa de rádio, seja em nossa revista Elas&Lucros, nas bancas de todo país.

Em breve poderemos ouvir todos os programas em podcastas.

Por Rosangela Silva
Participe de nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=57206940

terça-feira, 23 de junho de 2009

Planeje-se financeiramente para sair da casa dos pais e morar sozinho

Por falar em casa, comentário de nosso post anterior, hoje no programa Elas & Lucros na 107,3 FM, a Andrea Assef, apresentadora, conversou com o Marcelo Andreassa, nosso locutor, sobre a experiência de sair da casa dos pais e morar sozinho.

Antes de se aventurar mundo afora, vale a pena considerar algumas orientações e se planejar financeiramente.

Marcelo falou como tudo aconteceu com ele e a Andrea explicou alguns pontos levantados por especialistas consultados.

Por exemplo, não se deve gastar mais do que 20 ou 30% do salário líquido com moradia. Outro ponto a ser considerado é controlar o impulso de brincar de casinha e comprar tudo o que se vê nas lojas. Também importante é acumular entre 6 e 10 salários mensais, para o caso de imprevistos, como a perda do emprego. Se não você vai precisar voltar para a casa dos pais e seu projeto de independência terá um recuo.

Por Rosangela Silva

Participe de nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=57206940

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O sonho da casa própria à vista


No programa de hoje, na 107,3 FM, no quadro Minha História, contamos como a capixaba Mônica Loureiro faz para trabalhar com o marido. É possível separar negócios da vida pessoal do casal?

Ela disse que eles precisaram priorizar a empresa, para então comprar um apartamento à vista e hoje desfrutar de mais conforto e comodidade. Eles não têm preocupações com parcelas. Isto é bem bacana!

Marcelo Andreassa, nosso locutor, que apresenta o programa com Andrea Assef, contou sua experiência: ele poupou dos 15 aos 30 anos para comprar seu apartamento, também à vista.

E você, tem poupado para realizar algum projeto de médio e longo prazos?

Por Rosangela

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Brasileiro gasta mais do que recebe com refeição


No programa de hoje falamos que o brasileiro gasta em média 16 reais no almoço (incluindo sobremesa, bebida e cafezinho), enquanto que o valor médio do tíquete refeição é de 10 reais. Como disse a Andrea Assef, apresentadora do programa, “não estamos conseguindo nem pagar a conta do almoço”.
Esses dados são de pesquisa recente realizada pela Ipsos, para a Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador.
Quem acompanhou hoje o programa Elas&Lucros na 107,3 FM também ouviu a entrevista que fizemos com o assessor da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida.
Você sabia que a inadimplência por cheque está em terceiro lugar no ranking de inadimplência do país? Só fica atrás das dívidas com cartão de crédito e dívidas com banco.
A entidade apresentou dados que mostram que em maio o número de cheques sem fundo foi recorde no Brasil.
Por Rosangela Silva

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Falando em dinheiro

Como prometido hoje durante nosso programa Elas & Lucros na 107,3 FM, segue um post sobre a pesquisa americana:

Em momentos de crise financeira, como a que estamos vivendo desde o ano passado no mundo todo, as mulheres ficam mais inclinadas a gastar com elas mesmas. É isso o que mostra uma nova pesquisa, divulgada no mês passado, nos EUA. A pesquisa foi feita pela professora Karen Pine, da Universidade de Hertfordshire. Das 700 mulheres ouvidas, 79% disseram que gastam mais para se alegrar. Segundo a professora, elas usam as compras como um regulador emocional, uma forma de se anestesiar das insatisfações com a vida em função da crise financeira. Ou seja, por se preocuparem com a falta de dinheiro, elas acabam gastando mais. É uma forma de compensação, segundo a professora; “se a mulher tem o hábito de se recompensar de frustrações através das compras, ela vai sentir mais necessidade de fazer isso em função da falta de dinheiro provocada pela crise financeira.” E, olha, ela diz que se a mulher não puder comprar, ela pode entrar numa depressão profunda. Agora, nem todas as mulheres ficam felizes após fazer isso. O estudo mostra quem uma em cada quatro mulheres ouvidas sentiram arrependimento, culpa e até vergonha por ter comprado algo na semana da entrevista aos pesquisadores.
Por: Andrea Assef

terça-feira, 16 de junho de 2009

Leitor da revista Elas&Lucros em Caruaru, no Pernambuco


Amanhã, no programa Elas&Lucros, a gente vai ouvir o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, autor do Best seller “Casais inteligentes enriquecem juntos”.

No programa de quarta-feira, ele vai explicar como podemos organizar nossa vida financeira. Um bom tema, não acham?

Quero aproveitar o post para agradecer ao nosso novo assinante – sim, meninas, homens também lêem Elas&Lucros – Guilherme Masaiti Hirata Yendo, pelo e-mail enviado. Sabem onde ele mora? Em Caruaru, no Pernambuco!


Nós, da editora, sempre ficamos contentes quando sabemos de leitores (homens e mulheres, hein?) que estão tão longe de nós. E você, daqui de pertinho (em São Paulo), não deixe de nos ouvir de segunda a sexta-feira, das 8h às 8h30, na 107,3 FM.

Por Rosangela Silva

segunda-feira, 15 de junho de 2009

No ar: Elas & Lucros na 107,3 FM

Hoje foi o nosso batismo de fogo, a estréia do programa Elas & Lucros na 107,3 FM, às 8h da manhã. Havia um certo nervosismo na equipe, afinal estréia é sempre estréia. Mas quando apareceu o aviso "no ar", tudo saiu como o som de Tim Maia (emprestei essa da música Eclipse Oculto, do Caetano Veloso: "quero que tudo saia como o som de Tim Maia, sem grilos de mim. Sem desespero, sem tédio, sem fim..."). Exageros à parte, acho que o saldo foi positivo para um programa de estréia. Bem, pessoal, amanhã tem mais às 8h da manhã, na 107,3 FM. Em alguns dias nosso blog irá mudar de casa pois vamos para o UOL com novo design, mais ferramentas e recursos tecnológicos. No novo blog, será possível ouvir o podcast com os programas, ok? Passem amanhã às 8h pela 107,3 FM e acompanhem os primeiros passos do nosso programa. Espero por vocês lá.

Por: Andrea Assef

domingo, 14 de junho de 2009

Contagem regressiva...

Pessoal, agora faltam algumas horas para a estréia do nosso novo programa, o Elas & Lucros na 107,3 FM, o primeiro programa de educação financeira da rádio brasileira. Escutem, comentem, façam sugestões e críticas, pois este programa é feito para vocês. Amanhã, 15 de junho, segunda-feira, `as 8h da manhã na 107,3 FM:

Elas & Lucros na 107,3 FM- você de bem com a vida e com dinheiro no bolso!
Apresentação: Andrea Assef e Marcelo Andreassa
Produção: Rosangela Silva
Colunistas: Sandra Balbi, Marina Moraes, Jorge Felix, Camila Doubeck, entre outros.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O combinado não sai caro


Uma pesquisa americana feita pela Association of Bridal Consultants, revela que 67% dos recém-casados disseram que a briga mais séria que tiveram no primeiro ano do casamento foi por causa de questões monetárias. O principal motivo é o fato de o casal ter tratado o assunto dinheiro como um tabu ao longo do período pré-casamento. Como diziam nossos avós, "o combinado não sai caro." Coloque este assunto em pauta desde o primeiro encontro; diga como você enxerga a relação com o dinheiro e como você se sente confortável ou não em relação a ele. Pode apostar, você estará pavimentação uma relação muito mais harmônica e duradoura.

sábado, 6 de junho de 2009

A produção da Elas & Lucros na FM 107,3

Pessoal, a equipe do programa de rádio Elas & Lucros, que estréia no dia 15 de junho, na 107,3 FM, `as 8h da manhã (de seg a sexta), está a todo vapor! Comandado pela jornalista Andrea Assef, uma das sócias da editora Letras & Lucros, que lançou a revista Elas & Lucros, a primeira revista feminina de finanças pessoais, o programa vai contar com a participação de editoras e colunistas da revista, como Sandra Balbi e Inês Bozzini. A direção do programa é de Osmar Santos Júnior, com produção de Rosangela Silva e direção geral de Rubens Vianna.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Noite de autógrafos do livro "Meninas Normais Casam, Meninas Iradas Investem na Relação"

Aconteceu ontem, na sede do Banco Geração Futuro de Investimento, em São Paulo, o lançamento do livro "Meninas Normais Casam, Meninas Iradas Investem na Relação", de Mara Luquet e Andrea Assef.
O lançamento foi feito com exclusividade para os cotistas do Fundo Meninas Iradas, da Geração Futuro. Apesar da noite gelada em São Paulo, mais de 150 pessoas estiveram presentes no evento.

O livro já está nas principais livrarias de todo o país.









quarta-feira, 3 de junho de 2009

Quanto pretende gastar para comprar o presente do namorado?

O dia dos namorados está chegando e, com a data, mais uma despesa nos espera – pelo menos, para as mulheres que não estão solteiras neste momento.

Eu já comprei o presente que gostaria de dar ao meu amado: uma blusa de frio linda, azul, para combinar com os olhos dele. Paguei barato pela qualidade, além disto, por conta de ter algumas despesas fixas, não pretendia realmente gastar muito mais do que o valor pago por ela. Neste frio, nada mais propício, não acham?

E você está acompanhada neste momento?

Já comprou o presente do seu amado ou ainda irá comprar? Quanto pretende gastar? Tem sugestão, para as demais leitoras, de algo bom e barato? Vale a pena economizar nesta data “especial”?

Por Rosangela Silva

terça-feira, 2 de junho de 2009

Novo livro das Meninas Iradas


Acaba de chegar às livrarias de todo o país o mais novo livro da coleção Meninas Iradas: "Meninas normais casam... Meninas iradas investem na relação", escrito por Andrea Assef e Mara Luquet (editora Letras & Lucros/ Saraiva). O livro é o terceiro da série Meninas Iradas e trata de todas as questões financeiras e afetivas que envolvem o casamento. Segundo as autoras, para conseguir que seu casamento não naufrague por causa de uma crise financeira, é essencial que ele esteja amparado por um modelo sustentável em todos os ângulos. "A receita não é ter muito ou pouco dinheiro para um casamento bem-sucedido, mas sim saber lidar com os desafios financeiros que vão surgir ao longo do caminho", diz Andrea Assef. Aliás, elas sabem do que estão falando. No primeiro capítulo do livro, Mara conta como foi o casamento de Andrea e no segundo capítulo Andrea conta como foi o casamento de Mara. Com bom humor e um texto leve e didático, através de suas próprias experiências, as autoras contam e explicam as agruras financeiras que envolvem a vida de um casal.

Fuja do cheque especial

Sabe aquele dinheiro a mais que aparece sempre no seu extrato bancário e que somado ao seu salário deixa você mais rica? Pois é, ele não é seu. Este dinheiro é do banco que cobra muito, mas muito caro por ele. O custo de tomar dinheiro no cheque especial pode ultrapassar 150% ao ano. Uma dívida de R$ 1 mil no cheque especial ao longo de 24 meses, com taxa de juros de 8,63% ao mês, chegará a mais de R$ 7 mil ao final do período. O cálculo é da MacroHead Consultoria Econômica. Por isso, não caia na tentação de entrar no cheque especial e, principalmente, não se iluda de que esta grana lhe pertence.